APrefeitura de Manaus por meio do IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana) anunciou nesta segunda-feira, 4 de julho de 2022, que está em implantação um novo modo de pagamento da tarifa no transporte público.
Em breve, os passageiros poderão efetuar o embarque pagando a passagem por meio da bilhetagem online através de QR Code em celulares.
Além disso, validar e gerenciar os créditos serão novas possibilidades, tudo por meio digital, presente no aplicativo de smartphones.
Quando todos os validadores estiverem instalados com o novo sistema, as cobranças do transporte coletivo serão feitas diretamente nos ônibus, diminuindo o uso de dinheiro em espécie nos veículos e tornando Manaus a décima capital do país a trabalhar com esse método de cobrança.
Outra novidade que vai chegar é a possibilidade do passageiro efetuar recargas dos cartões Passa Fácil via PIX, e a validação instantânea dos créditos também através do PIX, assim como validar no interior dos ônibus.
Uma câmera ao lado do validador estará conectada, efetuando a leitura biométrica facial e assim diminuir as fraudes nos cartões de beneficiários do Passe Livre, estudantil de meia-tarifa e a gratuidade.
“O uso do telefone celular, do QR-Code e de outras formas para facilitar o acesso ao transporte coletivo é a nossa busca pelo atendimento de qualidade ao usuário, conforme a determinação do prefeito David Almeida. Estamos trabalhando para sanar problemas e criar novas soluções que gerem conveniência para quem precisa comprar créditos, se cadastrar e muito em breve, ter a sua carteira digital”, destaca o vice-presidente de Transportes do IMMU, Alexandre Frederico em nota divulgada para a imprensa.
O novo sistema de transporte foi implantado pela Prodata Mobility.
Willian Moreira para o Diário do Transporte]
Matéria publicada no Diário do Transporte: Clique aqui.