Transerp testa ‘biometria facial’ contra fraudes

Transerp testa ‘biometria facial’ contra fraudes

26/08/2014 – 09:55


Carlos Natal / Prefeitura de Ribeirão Preto

Empresa fez ontem demonstração de sistema de biometria facial (Foto: Carlos Natal / Prefeitura de Ribeirão Preto)

A Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto) vai escolher até o final do mês qual será a tecnologia de prevenção a fraudes implementada no município.

Ontem, foi realizada demonstração com o sistema de biometria facial. Os testes com o aparelho estão sendo feitos desde o dia 1º de agosto, com usuários idosos na linha Marincek.

A tecnologia funciona com uma câmera de alta definição instalada em cada veículo, que realiza seis fotos do usuário no momento em que o cartão de ônibus é utilizado.

“Essas imagens irão para nosso banco de dados, que automaticamente verificará se o usuário é mesmo o proprietário do cartão”, explica José Mauro de Araújo, diretor de transportes da Transerp. Além da biometria facial, a Transerp testa um sistema de verificação por impressão digital.

O sistema será escolhido até o dia 1º de setembro, e a partir de então deverá ser implementado em toda a frota de ônibus do município em um período de 12 meses.

Segundo Araújo, os custos de implementação do sistema serão arcados pelo Consórcio PróUrbano, conforme previsto no contrato de concessão.

O objetivo da Transerp é evitar fraudes nos cartões. A principal delas é a venda clandestina de passagens utilizando o benefício de integração de linhas.

Um dos principais pontos de fraude é a praça das Bandeiras, no Centro, em frente à catedral. Quem opera o esquema vende a passagem ao usuário por R$ 2,50 (R$ 0,30 mais barato que o preço normal) e recebe o cartão de volta pela janela. As duas seguintes são vendidas pelo mesmo preço, mas sem custos para o operador, que usa o benefício da integração gratuita entre linhas.

fonte: http://www.jornalacidade.com.br/noticias/cidades/NOT,2,2,983080,Transerp+testa+mapa+facial+contra+fraudes.aspx