About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

Sistema de Bilhetagem Eletrônica

Rede de Vendas

Monitoramento de Frota

Telemetria

Interoperabilidade

Procloud

Softwares (Mercury)

Sistema de Bilhetagem Eletrônica


Conceito

A bilhetagem é um meio de pagamento antecipado, utilizado mundialmente na mobilidade urbana, permitindo compra de créditos de viagens, que são gravados principalmente em cartões (Modelo MIFARE).

É uma solução integrada de hardware e software desenvolvida pela PRODATA MOBILITY BRASIL em seus projetos e implantada para controlar e gerenciar a arrecadação das tarifas no sistema de transporte público de passageiros, com o objetivo de fidelizar, proporcionar segurança aos usuários e reduzir fraudes. 

A bilhetagem eletrônica pode ser aplicada em diversos sistemas de mobilidade urbana, por exemplo, redes de transporte coletivo de passageiros urbano e/ou metropolitano por ônibus, redes de transporte coletivo de média e grande capacidade tais como BRT, BRS, VLT, Metrô, Trens, Barcas, assim como  coletivos de média e longa distância (Interestadual).

Funcionalidades

  • Cadastro de usuários e regras de negócios por tipo de cartão
  • Emissão e personalização de cartões
  • Integração temporal e tarifária
  • Distribuição e comercialização dos créditos eletrônicos
  • Portal de vendas WEB – Vale Transporte e Estudantes
  • Geração de listas restritivas e de recarga a bordo;
  • Sistema de controle e gerenciamento da comunicação e certificação da transferência de arquivos e dados da operação do sistema
  • Certificação digital e auditoria das transações
  • Módulo de geração e emissão de relatórios

 

 

 

Meios de pagamento

Cartão MIFARE

A tecnologia MIFARE consiste em um cartão com um chip de pequena memória e uma antena interna que reconhece a aproximação do leitor através de um campo magnético identificado pela frequência do cartão. Por não necessitar de contato com o leitor, o cartão MIFARE sofre menos desgaste que um cartão de contato. A criptografia extremamente segura do cartão MIFARE impede o acesso não autorizado aos dados armazenados, trazendo assim benefícios como redução de fraudes, redução de falhas mecânicas. Essa tecnologia é amplamente utilizada nos cartões para o transporte público, como por exemplo, o Bilhete Único em São Paulo.

ABT

É um sistema de emissão de bilhetes baseado em uma conta do usuário alocada na “nuvem”, onde o usuário utilizará como método de pagamento o seu ID de conta (celular, cartão ID) e os créditos serão debitados diretamente na conta dos usuários. Esse meio de pagamento traz como benefícios, a facilidade no gerenciamento da conta, créditos e passagens, o baixo custo de manutenção e operação e alta comodidade para os usuários.

NFC

A tecnologia NFC (Near Field Communication) é uma forma de interação entre dois equipamentos, que permite a troca de informações sem fio e sem contato. Funciona com a aproximação dos dispositivos com NFC em uma curta distância. Os usuários do transporte público podem utilizar seus smartphones habilitados com a tecnologia NFC para efetuar o pagamento de sua passagem. Para as operadoras de transporte, o NFC traz benefícios como redução do custo de operação e proteção contra fraude e sonegação de passagens. Essa tecnologia já é amplamente utilizada na Europa em países como Alemanha e Inglaterra. No Brasil, o NFC já vem sendo utilizado em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

QR Code

A solução QR Code proposta pela Prodata Mobility Brasil possui controle escalonado, onde a distribuição de créditos será feita através dos pontos de vendas que estarão conectados ao “NETSALES” (switch transacional de vendas) que será o responsável por toda a gestão e registro das vendas dos créditos disponíveis no SCM “Secure Credit Manage”. Para esta nova implementação serão necessárias às atualizações dos módulos, face ao novo modelo operativo e as adequações sistêmicas, que determinaram os controles e assegurará o escalonamento das solicitações de emissão e venda dos créditos para esta nova modalidade. Esta solução já está implementada pela Prodata Mobility Brasil em 1300 validadores nos ônibus da cidade de Campinas.

EMV

É um padrão de segurança para cartões de pagamento criado pela Europay, MasterCard e Visa. Agregando confiabilidade às transações e facilitando os pagamentos em débito e crédito. Nossos validadores estão tecnicamente adequados para esta tecnologia aceitando pagamentos com cartões MasterCard, Visa (crédito e débito), Apple Pay, Samsung Pay e Santander Way, que o usuário poderá utilizar para liberação de acesso nos terminais e meios de transporte coletivos

Monitoramento de Frotas


Mais uma vez inovando, a PRODATA MOBILITY BRASIL lançou novas ferramentas de monitoramento operacional de frotas, que irão remodelar a gestão de atividades nas empresas de transporte público de passageiros, com grande diferencial: com os coletivos conectados online, permitindo alterar/ reprogramar a velocidade, as rotas e até mesmo suspender viagens. 

Benefícios estes da gestão em tempo real, com controle de tráfego centralizado, permitindo a estas estratégias gestão preventiva, corretiva e ações de segurança.

Telemetria


A PRODATA MOBILITY BRASIL possui sistemas de ITS ( Intelligent Transport System) oferecendo ampla e completa análise operacional da frota para transporte coletivo, proporcionando todos os acompanhamentos técnicos dos veículos , independente de marcas ou modelos.

A plataforma SmartDrive oferece ampla e completa análise da operação dos coletivos, permitindo a programação da manutenção periódica, preventiva da frota, bem como o acompanhamento do consumo de combustível, pneus e até mesmo a possível interrupção de atividades, em caso de falhas graves.

 Fornece também, dados  comportamentais do motorista, independente do veículo operado, linha e condições de trânsito.

Procloud


O PROCLAUD é a solução ABT da PRODATA MOBILITY BRASIL, desenvolvida a partir das mais modernas tecnologias disponíveis para implantar a Cobrança Automática de Tarifas e Bilhetagem para o transporte público. A solução possibilita uma viagem contínua entre várias formas de transporte, entre diferentes operadores e, até mesmo, entre diferentes cidades ou regiões.

Um sistema muito mais prático e fácil de gerenciamento de créditos, que fica armazenado na nuvem e o próprio usuário administra pelo seu ID, eliminando a necessidade de um cartão físico, bem como seu recarregamento.

Principais Benefícios

  • Redução dos custos de implantação e operação
  • Gerenciamento Centralizado
  • Valorização da experiência do cliente

Wi-Fi


wifi

A Prodata Mobility Brasil desenvolveu uma solução embarcada para disponibilizar o Wi-Fi gratuitamente, proporcionando informação e conforto aos usuários.

O Software incorporado à plataforma embarcada projetada torna possível controlar, gerenciar e analisar o comportamento de todos os dispositivos ativos conectados.

O grande diferencial deste software é permitir controles em tempo real, tais como possíveis falhas, comunicação, usuários, chips e outros diagnósticos, sendo possível efetuar o bloqueio de sites e aplicativos, da mesma forma permite a parametrização de toda conexão (velocidade, tráfego e usuários).

Desde agosto de 2015, a cidade de São Paulo conta com 800 ônibus com a tecnologia Wi-Fi para os passageiros, oferecendo uma conexão segura, autenticada e de qualidade.

Interoperabilidade


A interoperabilidade dos sistemas de diferentes fornecedores é mantido pela PRODATA MOBILITY BRASIL, assim como padrões implementados, arquiteturas de sistemas, respeitando normas que atendam a todos.

O sistema de bilhetagem eletrônica da PRODATA MOBILITY BRASIL está preparado para interoperar com diversos modelos de outros fornecedores. Sendo imprescindível o entendimento entre todos os envolvidos, para preservar as estruturas e arquiteturas existentes, durante a migração.

Rede de Vendas


A Prodata Mobility Brasil desenvolveu soluções que permitem a comercialização de créditos eletrônicos para o transporte público de passageiros em sua rede de vendas de maneira ágil e segura. 

Suas funcionalidades permitem acesso a compra de todos os tipos de créditos eletrônicos, para serem usados nos sistemas de bilhetagem (vale transporte, passes antecipados, como também a validação de recargas web).

Seu formato tecnológico possui um serviço de mensageria denominado Message Broker, totalmente integrado ao Sistema de Gerenciador de Créditos – SCM (Security Credit Manager), que garante a segurança de acesso entre o sistema de vendas e os cartões.

Permitindo que redes independentes trabalhem com o SCM para a requisição e gestão de todos os créditos eletrônicos, possibilitando assim a carga de créditos eletrônicos nos cartões do sistema. Conceitua-se a rede de venda por uma organização que realiza operações vinculadas a um terminal POS (Point of Sales – Ponto de venda) em um conjunto de terminais de venda e recarga de créditos.

Funcionalidades

  • Venda de todos os tipos de créditos eletrônicos de passagens
  • Registro de usuários com gratuidades e tarifas especiais
  • Carga e recarga de créditos em cartões inteligentes

Software (Mercury)


Software – Mercury 

Módulo: Atendimento ao Usuário (Cadastro e Atendimento Presencial)

Módulo: Geração de Chaves e de Créditos Eletrônicos

Módulo: Administração e Processamento

Módulo: Comunicação – Sistema Central

Módulo: Segurança e Auditoria das Transações

Módulo: Geração e Distribuição de Créditos – SCM

Módulo: Emissão de Cartões (Inicialização e Personalização)