SP / São Paulo

SP / São Paulo

sao paulo

 

SP / São Paulo (Metropolitano – CMT)
 
No sistema de transporte coletivo que atende a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) o sistema de bilhetagem eletrônica é unificado e operado pelo Consórcio Metropolitano de Transportes, que congrega as 51 empresas concessionárias. O sistema implantado, da PRODATA MOBILITY, utiliza Cartão Inteligente Contactless e possui 5.248 validadores em operação nos veículos de transporte coletivo de empresas concessionárias e cooperativas de operadores autônomos e que atendem as ligações entre as 39 cidades que constituem a RMSP. A venda de vale-transporte e créditos para estudantes é, em sua maioria, realizada através da internet com recarga embarcada dos créditos nos cartões através dos validadores. Os usuários podem fazer também o cadastramento e a compra de créditos em oito lojas de atendimento localizadas na RMSP. O Sistema de Comunicação entre os validadores e as Centrais de Processamento das garagens é executado via WLAN.
 
SP / São Paulo (Municipal – SPTrans)
 
O sistema de bilhetagem eletrônica implantado na cidade de São Paulo foi desenvolvido e é operado pela São Paulo Transporte (SPTrans), empresa responsável pela gestão do sistema de transporte. A PRODATA MOBILITY é fornecedora de 9.731 validadores em operação nos veículos de transporte coletivo de empresas concessionárias e cooperativas de operadores autônomos. A Comunicação entre os validadores e as Centrais de Processamento das 54 garagens existentes é realizada via WLAN.
 
O sistema de bilhetagem utiliza Cartão Inteligente Contactless (Bilhete Único) e possibilita a Integração Temporal (no período de 2 horas), inclusive com a rede metroferroviária (Metrô e CPTM) que conta com 957 equipamentos validadores instalados nos bloqueios das estações. A PRODATA MOBILITY possui uma rede própria de venda de créditos eletrônicos do Bilhete Único em 30 estações da rede metroviária, com postos de venda operados em bilheterias (19 estações) e equipamentos de autoatendimento (11 estações).
 
SP / Campinas (Municipal)
 
Um dos primeiros sistemas de bilhetagem eletrônica no Brasil foi implantado pela PRODATA MOBILITY na cidade de Campinas, em 1997, com cartão magnético. Atualmente o sistema de bilhetagem utiliza Cartão Inteligente Contactless (Bilhete Único) e possibilita a Integração Temporal (no período de 1h30m), com 1.288 validadores instalados. O sistema de bilhetagem é operado pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (TRANSURC) e a venda de créditos eletrônicos é executada através de uma rede terceirizada que abrange 293 pontos de venda (POS) instalados em pontos comerciais distribuídos geograficamente em toda a cidade. A venda de vale-transporte também é realizada através da internet com recarga embarcada dos créditos nos cartões através dos validadores. O Sistema de Comunicação entre os validadores e as Centrais de Processamento das seis garagens é executado via WLAN.
 
SP / Campinas (Metropolitano)
 
No sistema de transporte coletivo que atende a Região Metropolitana de Campinas (RMC) não existe um sistema de bilhetagem eletrônica unificado, estando implantado na maior parte das empresas operadoras o sistema da PRODATA MOBILITY, que utiliza Cartão Inteligente Contactless e possui 520 validadores instalados na frota que atende nove cidades (Americana, Sumaré, Nova Odessa, Monte Mor, Hortolândia, Valinhos, Artur Nogueira, Cosmópolis e Santa Bárbara do Oeste). A venda de vale-transporte é, em sua maioria, realizada através da internet com recarga embarcada dos créditos nos cartões através dos validadores. O Sistema de Comunicação entre os validadores e as Centrais de Processamento das onze garagens é executado via WLAN. O sistema conta ainda com ferramenta WEB para gestão, venda, cadastro e emissão de relatórios e Módulo SAM.