Campanha incentiva passe antecipado entre usuários do metrô

Campanha incentiva passe antecipado entre usuários do metrô

07/10/2014 11:56 – Atualizado em 07/10/2014 12:09

Cadastramento ocorre nas estações Mercado, Canoas, Esteio, Sapucaia e Santo Afonso

Segundo a Trensurb, a estação Mercado também fará parte da campanha, mas não há data definida<br /><b>Crédito: </b> Tarsila Pereira / CP Memória

Segundo a Trensurb, a estação Mercado também fará parte da campanha, mas não há data definida
Crédito: Tarsila Pereira / CP MemóriaA partir desta terça-feira até quinta, a Trensurb fará campanha na estação Esteio para incentivar o usuário do metrô a confeccionar o cartão do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) de passe antecipado. As ações ocorrem das 10h às 18h.

De acordo com a Trensurb, a iniciativa tem como propósito a entrega de cartões cadastrados entre 2009 e 2013, bem como fornecer orientação aos usuários para a confecção de novos bilhetes eletrônicos.

Depois de Esteio, as próximas estações que receberão as blitzes serão Santo Afonso, do dia 14 ao dia 16 de outubro, e Canoas, de 21 a 24 de outubro. Segundo a Trensurb, a estação Mercado também fará parte da campanha, mas não há data definida.

Integração com TRI e TEU

A integração entre SIM, TRI ou TEU é uma escolha do usuário do metrô. Esses cartões fazem parte do sistema de passe antecipado e tem como objetivo, segundo a Trensurb, evita filas, garantir mais segurança e conforto aos clientes, além de possibilitar descontos de integração.

Os usuários que já possuem o cartão TRI, sistema de bilhetagem da Capital, nas modalidades passe antecipado ou vale-transporte, podem usá-lo no metrô e nos ônibus integrados de Porto Alegre – todas as linhas urbanas – e de Canoas – linhas metropolitanas operadas pela Vicasa –, não necessitando de novo cadastramento para usufruir dos benefícios tarifários.

Todas as estações da Trensurb contam, ainda, com bloqueios devidamente identificados que aceitam o cartão TEU, utilizado nas linhas de ônibus da Região Metropolitana de Porto Alegre. Em Canoas, é possível realizar a integração com desconto entre o metrô e as linhas metropolitanas – operadas pela Vicasa – ou urbanas – operadas pela Sogal – com o TEU, nas modalidades vale-transporte e bilhete antecipado.

Cartão SIM Unitário

O cartão SIM Unitário substitui o bilhete unitário de papel. De acordo com a Trensurb, não será mais comercializado o bilhete unitário em nenhuma bilheteria, o que permitirá um maior controle do fluxo de passageiros, mais economia, menor risco de roubo e diminuição do comércio ilegal.

O novo sistema tem o mesmo valor do bilhete de papel, de R$ 1,70, e é válido até o final da operação do dia seguinte à compra. Caso o prazo de validade do cartão tenha expirado, o usuário pode efetuar a devolução da unidade para a bilheteria e receber, em troca, R$ 1.

Cadastramento nas estações

O cadastramento dos usuários interessados em adquirir o cartão SIM ocorre nos quiosques das estações Mercado, Canoas, Esteio, Sapucaia e Santo Afonso (das 10h às 20h) e na Central de Atendimento da EPTC, na Rua Uruguai, 45, Centro de Porto Alegre (das 8h30min às 17h30min). A retirada do cartão pode ser feita em qualquer estação do metrô, conforme solicitado no momento do cadastramento.

O cadastramento de idosos com 65 anos ou mais, para confecção do cartão de isenção SIM Idoso, ocorre nos mesmos locais. Os documentos necessários para a confecção dos cartões são carteira de identidade e CPF. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3027-9959 (EPTC) e 3363-8477 (Trensurb) ou através do site.

fonte: http://www2.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=537646