About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

Sistema de Bilhetagem Eletrônica

Rede de Vendas

Monitoramento de Frota

Telemetria

Interoperabilidade

Monitoramento Devices – Real time

Softwares (Mercury)

Sistema de Bilhetagem Eletrônica


Conceito

A bilhetagem é um conceito utilizado mundialmente no transporte público que se refere à aquisição antecipada de créditos de viagens gravados, em dispositivos especiais, principalmente em cartões.

É uma solução integrada de hardware e software desenvolvida e implementada para controlar e gerenciar a arrecadação das tarifas cobradas no sistema de transporte público de passageiros, a fim de minimizar a fraude, fidelizar e proporcionar a segurança aos usuários.

O conceito da bilhetagem eletrônica pode ser aplicado em diversos meios de transporte, por exemplo, redes de transporte coletivo de passageiros urbano e/ou metropolitano por ônibus, redes de transporte coletivo de média e grande capacidade tais como BRT, VLT, metrô, trem, barcas e outros sistemas de transporte coletivo de média e longa distância (Interestadual).

Funcionalidades

  • Cadastro de usuários e regras de negócios por tipo de cartão
  • Emissão e personalização de cartões
  • Integração temporal e tarifária
  • Distribuição e comercialização dos créditos eletrônicos
  • Portal de vendas WEB – Vale Transporte e Estudantes
  • Geração de listas restritivas e de recarga a bordo;
  • Sistema de controle e gerenciamento da comunicação e certificação da
  • transferência de arquivos e dados da operação do sistema
  • Certificação digital e auditoria das transações
  • Módulo de geração e emissão de relatórios

Meios de pagamento

Cartão MIFARE

A tecnologia MIFARE consiste em um cartão com um chip de pequena memória e uma antena interna que reconhece a aproximação do leitor através de um campo magnético identificado pela frequência do cartão. Por não necessitar de contato com o leitor, o cartão MIFARE sofre menos desgaste que um cartão de contato. A criptografia extremamente segura do cartão MIFARE impede o acesso não autorizado aos dados armazenados, trazendo assim benefícios como redução de fraudes, redução de falhas mecânicas. Essa tecnologia é amplamente utilizada nos cartões para o transporte público, como por exemplo, o Bilhete Único em São Paulo.

ABT

É um sistema de emissão de bilhetes baseado em uma conta do usuário alocada na “nuvem”, onde o usuário utilizará como método de pagamento o seu ID de conta (celular, cartão ID) e os créditos serão debitados diretamente na conta dos usuários. Esse meio de pagamento traz como benefícios, a facilidade no gerenciamento da conta, créditos e passagens, o baixo custo de manutenção e operação e alta comodidade para os usuários.

NFC

A tecnologia NFC (Near Field Communication) é uma forma de interação entre dois equipamentos, que permite a troca de informações sem fio e sem contato. Funciona com a aproximação dos dispositivos com NFC em uma curta distância. Os usuários do transporte público podem utilizar seus smartphones habilitados com a tecnologia NFC para efetuar o pagamento de sua passagem. Para as operadoras de transporte, o NFC traz benefícios como redução do custo de operação e proteção contra fraude e sonegação de passagens. Essa tecnologia já é amplamente utilizada na Europa em países como Alemanha e Inglaterra. No Brasil, o NFC já vem sendo utilizado em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

QR Code

A solução QR Code proposta pela Prodata Mobility Brasil possui controle escalonado, onde a distribuição de créditos será feita através dos pontos de vendas que estarão conectados ao “NETSALES” (switch transacional de vendas) que será o responsável por toda a gestão e registro das vendas dos créditos disponíveis no SCM “Secure Credit Manage”. Para esta nova implementação serão necessárias às atualizações dos módulos, face ao novo modelo operativo e as adequações sistêmicas, que determinaram os controles e assegurará o escalonamento das solicitações de emissão e venda dos créditos para esta nova modalidade. Esta solução já está implementada pela Prodata Mobility Brasil em 1300 validadores nos ônibus da cidade de Campinas.

EMV

É um padrão de segurança para cartões de pagamento criado pela Europay, MasterCard e Visa. Os cartões EMV utilizam um chip inteligente que substitui a faixa magnética para armazenar os dados necessários para que a transação ocorra sem problemas. A utilização dos cartões EMV no transporte público, traz benefícios como a redução dinheiro embarcado, trazendo mais segurança aos passageiros e funcionários e a redução do tempo no fechamento diário. A Prodata Mobility Brasil em parceria com a Autopass possui validadores que funcionam com tecnologia Contactless (sem contato) e aceitam para pagamento cartões MASTERCARD (crédito e débito)

Monitoramento de Frotas


Acompanhando o avanço da tecnologia e buscando atender as novas tendências do mercado, a Prodata Mobility Brasil desenvolveu um sistema para monitoramento da operação da frota das empresas de transporte coletivo de passageiros com um grande diferencial: a atuação on-line e em tempo real dos operadores de tráfego das empresas para o controle de movimentação de frota na rua.

Monitoramento Devices – Real Time


A Prodata Mobility Brasil possui monitoramento em tempo real de seus dispositivos, permitindo verificar o funcionamento dos mesmos e eventuais problemas que possam ocorrer com nossos dispositivos.

Os status dos terminais e do metrô podem ser monitorados em tempo real, pois eles acompanham simultaneamente o funcionamento de cada um dos ATM´s, POS´s, validadores, fornecendo informações como o horário da última transação realizada, a forma de pagamento (débito ou dinheiro).

Caso haja alguma avaria nesses dispositivos, o monitoramento informa simultaneamente ao servidor a causa desse problema, facilitando assim o controle e reparo dos dispositivos.

O monitoramento do Wi-Fi é feito através de uma plataforma que fornece informações como a quantidade ônibus on-line e off-line por empresa, o horário da última comunicação, o histórico de conexões, consumo, rastreamento.

Telemetria


A Prodata Mobility Brasil, visando o mercado de ITS (Intelligent Transport System) e as novas tendências tecnológicas voltadas ao setor do transporte público, estabeleceu parceria com a SmartDrive, empresa líder no segmento de eletrônica embarcada, controle e eficiência de frota.

A plataforma SmartDrive oferece ampla e completa análise da operação da frota de transporte coletivo fornecendo informações como manutenção preditiva, que aborda diferentes famílias mecânicas (sistema elétrico, pneumático, fluídos, etc), prevenindo paradas não programadas e códigos de falha e também fornece informações sobre o perfil comportamental e mecânico de motoristas, proporcionando maior segurança operacional e evitando colisões e reclamações de usuários.

Interoperabilidade


A interoperabilidade entre sistemas de bilhetagem de diferentes fornecedores é tratada pela Prodata Mobility Brasil de forma lógica e segura, pois refere-se aos padrões já implementados e arquitetura do sistema a serem seguidas.

O sistema de bilhetagem eletrônica da Prodata Mobility Brasil está preparado para interoperar com sistemas de bilhetagem de outros fornecedores. Sendo imprescindível o entendimento entre os fornecedores de bilhetagem para estruturar a arquitetura.

Wi-Fi


A Prodata Mobility Brasil desenvolveu uma solução embarcada para disponibilizar o acesso sem fio à internet gratuitamente, garantindo segurança e qualidade aos usuários.

Outro item importante é o software incorporado na plataforma embarcada, que através das camadas especificamente projetadas e desenvolvidas, é possível controlar e gerenciar o serviço, analisando o comportamento de todos os dispositivos ativos na solução.

Seu grande diferencial é permitir o controle em tempo real via software do equipamento, monitorando possíveis falhas, comunicação, usuários, chips e outros diagnósticos. Também é possível efetuar o bloqueio de sites, aplicativos e parametrização de toda a conexão (velocidade, tráfego e usuários).

Desde agosto de 2015, a cidade de São Paulo conta com 415 ônibus com a tecnologia WI-FI para os passageiros, oferecendo uma conexão segura, autenticada e de qualidade.

wifi

Rede de Vendas


A Prodata Mobility Brasil desenvolve soluções para permitir a comercialização de créditos eletrônicos gerados pelo sistema de bilhetagem para o transporte público de passageiros, de forma descentralizada do emissor dos créditos. Para tanto, coloca a disposição de seus clientes um serviço de mensageria, denominado Message Broker, totalmente integrado ao Sistema de Gerenciador de Créditos – SCM (Security Credit Manager), que garante a segurança de acesso entre o sistema de vendas e os cartões.
Esse modelo permite que redes independentes trabalhem com o SCM para a requisição e gestão de todos os créditos eletrônicos, possibilitando assim a carga de créditos eletrônicos nos cartões do sistema. Conceitua-se a rede de venda por uma organização que realizaoperações vinculadas a um terminal POS (Point of Sales – Ponto de venda) em um conjunto de terminais de venda e recarga de créditos.

Funcionalidades

  • Venda de todos os tipos de créditos eletrônicos de passagens
  • Registro de usuários com gratuidades e tarifas especiais
  • Carga e recarga de créditos em cartões inteligentes

Software (Mercury)


Módulo: Atendimento ao Usuário (Cadastramento e Atendimento Presencial)

Módulo: Geração de Chaves e de Créditos Eletrônicos

Módulo: Administração e Processamento

Módulo: Comunicação – Sistema Central

Módulo: Segurança e Auditoria das Transaçõe

Módulo: Geração e Distribuição de Créditos – SCM

Módulo: Emissão de Cartões (Inicialização e Personalização)

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux